3 Passos para ter uma Aposentadoria Garantida

No Brasil, quando o assunto é aposentadoria pública os comentários são os mais pessimistas possíveis, ainda mais se consideramos a nova regra que passou a valer: a dos 85/95 que foi inserida pela Medida Provisória 676/2015 que sofreu alterações e agora se transformou na lei 13.183/2015.

Agora, com a nova regra a pontuação progressiva chegará a 90/100 respetivamente.

Os nomes valem para as aposentadorias por idade, sendo que o tempo mínimo de contribuição continua 15 anos e as idades 60 anos para mulher e 65 para homem.

A pontuação corresponde a soma da idade do segurado com o tempo de contribuição do INSS (Instituto Nacional Seguro Social), quando o usuário faz o requerimento da aposentadoria.

5 Ideias Criativas para Ganhar Dinheiro na Aposentadoria

Sendo assim, mesmo quando é concedido de forma integral, a aposentadoria do governo pode não ser suficiente para arcar com os gastos da vida na qual o aposentado estava acostumado.

Portanto, existem algumas formas de continuar recebendo algum dinheiro extra.

Selecionamos 5 delas!

1 – Consultoria: é quando o aposentado poderá unir todos os conhecimentos de uma longa carreira e ganhar dinheiro com essa experiência.

2 – Atividades de Meio Período: assim, o aposentado poderá continuar na ativa, mas trabalhando menos do que estava acostumado.

3 – Micro franquias: alguns trabalhadores, quando aposentam optam por abrir pequenas franquias para continuar trabalhando e conseguir algum dinheiro a mais. O aposentado, nesse caso, também poderá usar sua experiência profissional.

4 – Mesmo Emprego: No Brasil há um dado muito curioso que diz que nos últimos anos mais aposentados continuam exercendo suas funções no mesmo trabalho, justamente por considerar que a aposentadoria é insuficiente.

5 – Ter uma sociedade: alguns optam ainda por não comprometer todo patrimônio e abrir um negócio em sociedade, onde será possível traçar novos planos de negócio.

O melhor preparo é pensar na aposentadoria

Como visto, a aposentadoria do governo é insuficiente e, como resultado direto disso, a maior parte das pessoas continuam trabalhando por mais tempo. No entanto, é possível notar que exista uma alternativa muito viável para garantir uma aposentadoria com bons “salários”.

Estamos falando de investimentos financeiros a longo prazo.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa do Instituto Ipsos Mori comprovou que, no mundo todo, apenas 7% das pessoas reservam algum dinheiro para a aposentadoria, enquanto que 76% acreditam que a família estará lá para financiar os cuidados necessários.

“Antes as pessoas se aposentavam no final da vida. Hoje, vivem mais de 30 anos. A velhice é longa e muito cara. A velhice será  a maior compra da sua vida”, diz Augusto Sabóia, especialista em finanças.

Confira agora como conseguir se aposentar com segurança.

3 Passos para uma Aposentadoria com Segurança

Reprodução: Google

1 – Começar Cedo

Mesmo que você não se sinta jovem para começar a guardar dinheiro para a aposentadoria, o ideal é começar hoje. Conforme economistas, para uma velhice tranquila, o ideal é poupar o quanto antes.

“O principal ativo da previdência é o tempo. Tempo é ouro. Comece o mais cedo que você puder”, diz Sabóia.

2 – Consumo Consciente

Se você pretende guardar dinheiro, precisa praticar o consumo consciente, ou seja, evitar gastar com objetos desnecessários.

“Depende do momento da vida de cada um mas, em geral, o número ideal para que cada pessoa economize é de até 30% do salário”, diz Samy Dana, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

3 – Invista o Dinheiro Poupado

Depois que poupar o dinheiro, invista. Essa é a melhor forma de usar o dinheiro de forma consciente.

Para Samy Dana, a melhor alternativa é investir no Tesouro Direto a longo prazo, ou em CDBs (Certificado de Depósito Bancário) ou Letras de Crédito, que não tem a incidência do Imposto de Renda.

“Tem que fazer uma poupança de longo, uma de médio e uma de curto prazo: para a de curto, você guarda dinheiro para as férias de julho e para trocar de celular, por exemplo. Para a de médio, guardar dinheiro para trocar de carro ou fazer intercambio no exterior. E a de longo prazo, você usa para fazer previdência”, diz Sabóia.

Com informações do hintigo, epocanegocios, paulamcasi