Como Ganhar Dinheiro com Ações na Bolsa de Valores

O mercado de ações é, sem dúvidas alguma, o mais arrojado do setor financeiro no mundo. É o lugar ideal para quem gosta de adrenalina, mas é indicado apenas para quem tem os pés no chão.

É indicado aos investidores de perfil agressivo porque pode fazê-lo ganhar muito dinheiro ou perdê-lo, também. E as historias narradas pelo mundo afora atestam os dois casos.

De maneira muito simples, podemos explicar as ações como sendo pequenas parcelas que compõem o capital social de uma empresa.

É como se dividíssemos o valor total de uma companhia em várias pequenas partes e essas fatias podem ser chamadas também de papéis, unidades de títulos ou, simplesmente, ações, conforme explicação do Wikipédia.

Portanto, quando uma empresa opta por ter o seu capital social aberto na bolsa de valores, é como se ela estivesse dividindo o seu valor em várias partes, logo, quem as “compra” torna-se um sócio.

“As ações são do que a divisão do capital social, sendo ele o investimento dos donos, que pode ser para comprar máquinas, pagar funcionários, etc. O capital social, assim, é a própria empresa”, conforme o Wikipédia.

Peter Lynch é um gestor de fundos americano que conseguiu traduzir o mercado de ações da seguinte forma:

“A companhia aberta é a instituição mais democrática do mundo: não importam raça, sexo, religião ou nacionalidade, qualquer um pode tornar-se sócio de uma empresa de capital aberto por meio da compra de ações”.

Características das Bolsas de Valores

Assim, atualmente, toda a negociação é feita de forma eletrônica e, na maior parte das vezes, com o home broker, que é uma plataforma que dá acesso à Bolsa de Valores. Nela é possível acompanhar todo trajeto da ação e das empresas: compradores, preços, oferta, entre outros.

Reprodução: Google

Já quanto a bolsa, cada país tem a sua representação, sendo que é possível ter mais de uma por nação. No Brasil, temos a BM&FBovespa. E o mercado brasileiro é controlado por um órgão especifico, ligado ao Governo Federal, que se denomina Comissão de Valores Mobiliários (CVM), responsável por fiscalizar e promover o mercado.

No geral, as ações são divididas em 2 tipos: as

  1. Ordinárias Nominativas (ON), que dão participação nos resultados econômicos da empresa sendo que o titulo tem o direito ao voto em assembleia – mas não tem direito aos dividendos; e as
  2. Preferenciais Nominativas (PN), que oferece prioridades no recebimento de dividendos no na dissolução da empresa.

Os dividendos merecem ser destacados: são os lucros de uma empresa que são repassados ao acionista.

De forma geral, quando uma companhia tem um lucro muito mais alto do que se esperava, ela pode optar por fazer o pagamento de dividendos, que nada mais é do que pegar esse lucro e dividir entre os acionistas, sendo que tudo é baseado no tanto de papéis que cada um tem.

Atualmente, existem muitas pessoas que conseguem ganhar dinheiro apenas com os dividendos, assim como existem aquelas que trabalham na famosa técnica do “comprar na baixa e vender na alta” e, da mesma forma, existem investidores que aplicam parte dos seus recursos nas Small Caps.

Porém, note que não são apenas essas as formas de ganhar dinheiro na Bolsa de Valores.

Existe 1 milhão de outras alternativas. E esse é o grande diferencial da bolsa de valores para outros tipos de investimentos:

é possível, mesmo com pouco dinheiro, fazer bons negócios com a venda e compra de ações e conseguir ter um bom aumento de patrimônio em pouquíssimo tempo.

Como Ganhar Dinheiro com Ações

O fato é que não existe ao certo uma maneira única de ganhar dinheiro com ações. Mas, no geral, a maior e mais indicada recomendação é a de diversificar os investimentos (ou, nesse caso, a sociedade nas empresas)

E nunca fazer uma negociação nesse mercado sem ter um breve e plausível conhecimento.

Como falamos no início, o mercado acionário está repleto de histórias: positivas e negativas. Teve quem perdeu muito dinheiro e teve também quem ficou milionário ali.

Ter resultados – sejam os positivos ou negativos – só vai depender do investidor, que precisará ter boas estratégias, jogo de cintura, ousadia e, ao mesmo tempo, muito conhecimento teórico, afinal, estamos falando de um mercado volátil que tem gráficos que sobem e descem a todo momento.

Com informações do Wikipédia, CVM e BM&FBovespa