7 Características importantes quem podem fazer do microcrédito um bom negócio

O microcrédito, como o nome diz, é uma variedade de empréstimo que tem algumas características especificas como ser de pequeno valor, ser direcionada a um público restrito de baixa renda ou conforme o ramo de negócios e é totalmente voltado para micros empreendedores informais.

Essa opção de empréstimo é antiga e a 1ª notícia que se tem conhecimento é de 1846 quando, na Alemanha, o pastor Raiffeinsen cedeu farinha de trigo aos camponeses endividados com agiotas para que eles, com a fabricação e comercialização do pão, pudessem aumentar suas rendas.

Mas foi com o professor Muhammad Yunus que a ideia de microcrédito ficou mais conhecida, em 1970, inclusive, foi quando ganhou a denominação que existe até hoje.

Para ele, o microcrédito é dirigido a populações pobres, que tem absoluta falta de acesso ao crédito. Assim, a política é de combate a pobreza e não de um financiamento, vias de fato.

Já nos dias atuais, microcrédito é sim considerado um empréstimo, só que de valor muito baixo e que é oferecido principalmente aos desempregados ou pequenos empresários que não conseguem acesso aos bancos via os meios tradicionais.

Com isso, existem várias espécies de microcrédito, mas que no geral se dividem em dois tipos maiores:

  1. O original, que é concebido por Muhammed Yunus e que se destina a reduzir a pobreza, e o
  2. Comercial, que é o modelo adotado no Brasil e é usado como instrumento de financiamento para microempresas e empresários informais.

O microcrédito no Brasil

É um programa de empréstimo para pequenos empreendedores ou pessoas físicas, que tem o objetivo de impulsionar o mercado. Logo, pode ser aceito, inclusive, por aqueles que não possuem comprovante de renda.

  1. Para as empresas, o microcrédito é oferecido apenas para aquelas que têm faturamento bruto de até 120 mil reais no ano.
  2. para as pessoas físicas, pode ser destinado a trabalhadores formais com salários de até 1 mil reais por mês ou para os informais, que ganham mais do que 500 reais mensais.

Por ter o foco social, as taxas de juros costumam ser mais baixas do que as linhas de crédito tradicionais, sendo, em média uma taxa de 0,4% ao mês enquanto as outras cobram até 2% ao mês.

No Brasil, esse tipo de crédito está vinculado à instituições financeiras – como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Santander, que podem dar características diferentes ao empréstimo, como as condições acerca do prazo de pagamento e o valor máximo a ser liberado.

7 Características importantes quem podem fazer do microcrédito

Conforme informações do Sebrae, o Microcrédito Empreendedor é uma modalidade de financiamento direcionado aos pequenos negócios que viabiliza oportunidades aos empresários de pequena renda.

A instituição listou 7 características importantes, confira!

1 – É voltado ao financiamento das atividades produtivas dos pequenos empreendedores, evitando financiar o simples consumo;

2 – O valor financiado deve ser compatível com as necessidades do negócio e sua capacidade de pagamento;

3 – Exige garantias mais simples e de acordo com as condições dos pequenos empreendimentos. Dessa forma, solicitações de garantias reais (patrimônio) são raras, mas existem. As formas mais praticadas são o aval solidário e o individual;

Reprodução: Google

4 – Possui prazos de pagamento normalmente curtos e sempre ligados à finalidade do financiamento e à velocidade de giro das atividades empresariais;

5 – Tem um processo ágil, pois se busca permitir que o cliente aproveite a oportunidade de negócio. É importante ressaltar que os prazos para liberação dos recursos variam de instituição para instituição operadora;

6 – Reduz as exigências de documentos e de outras burocracias, agilizando a análise, aprovação e liberação dos recursos;

7 – Possui, normalmente, a figura do agente de crédito, que visita o empreendedor, analisa a proposta, libera o microcrédito e presta assessoria empresarial, facilitando assim os processos de renovação e ampliação dos recursos.

Com informações do wikipedia, dicasbancarias e sebrae